Menu Fechar

O meu testemunho

Print Friendly, PDF & Email

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.” Clarice Lispector

Apenas para pensarem e, se for vossa intenção, poderem agir e participar de outra forma.

Tenho dois filhos a estudar em duas escolas do nosso concelho de Mafra, Escola Secundária José Saramago e Escola Básica Hélia Correia.


No último mês recebi convocatórias para reuniões das Associações de Pais e Encarregados de Educação de cada uma das escolas. O cenário com que me deparei foi “na minha modesta opinião” o espelho da sociedade que estamos a CRIAR, nos vários sentidos da palavra!

 
Na escola secundária, uma reunião com uma empresa externa que está a vender a viagem de finalistas teve mais adesão (não esquecer que aqui o universo são só os pais e encarregados do 12.º ano) do que a reunião que convocava todo o universo escolar dos pais e encarregados de educação dos alunos entre 10.º, 11.º e 12.º ano, da respetiva escola.


Na escola primária, uma reunião que convocava todo o universo de encarregados educação do agrupamento de escolas de Mafra, desde o jardim de infância (3 anos de idade) ao 4.º ano, com exceção da Escola Básica das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros e Escola Básica de São Miguel de Alcainça, estávamos 11… só como curiosidade, são aproximadamente 2500 alunos…


Estarão os pais a demitir-se da sua função, na sua plenitude?


Se for convocada uma reunião de professores, certamente estará presente a grande maioria, por isso eles se juntam e têm o “poder” de convocar greves e outras manifestações (sou completamente a favor), para se fazerem ouvir e lutarem pelos seus direitos. É nós pais e encarregados de educação, onde estamos?!? Ouço tantos reclamar de tantas situações relacionadas com o sistema escolar no seu todo ou um qualquer pormenor, e onde ficam quando o conjunto dos seus pares se reúnem com a intenção de aí debater e poder vir a defender os direitos dos nossos filhos e educandos e os vossos próprios direitos?

“Não tenho tempo para essas coisas.” É a frase que mais se ouve. É essas coisas são exatamente o quê? Os vossos filhos e educandos? Vocês próprios? Os direitos e deveres dos alunos? Os direitos e deveres dos pais e encarregados de educação? Será equívoco meu, ou todos temos 24 horas em cada um dos nossos dias?

Na noite reunião da APAISMAFRA estava só com os meus filhos. E tinha que ir buscar um deles na Escola Secundária José Saramago perto das 20h, dar-lhe o jantar, estar na referida reunião que se realizou na Escola Básica Hélia Correia, aproximadamente às 20h30m, deixar o mais velho numa festa na Ericeira, inserida no término das eleições à Associação de Estudantes da Escola Secundária José Saramago perto das 23h, e ir de novo busca-lo de madrugada, porque a partir de certa hora não existem transportes públicos e deixar que viesse só num táxi ou Uber não me parece seguro. Se vos contar a “ginástica” que tive de fazer… envolveu pedir favor a um familiar que o mais novo lá jantasse e dormisse, sim. Dormi pouco? Sim. Até ir à Ericeira de madrugada fui realizando algumas tarefas domésticas (sim este testemunho é de alguém que não tem empregados para ajudar nessas tarefas, nem tem os filhos em ATL para ajudar na realização dos TPC’s…) MAS ESTIVE EM TODO O LADO, NÃO FOI IMPOSSÍVEL. Mas fiz o que estava ao meu alcance, e estive presente, para mim e para eles, em diversas responsabilidades que acho que me competem estar presente, educar, apoiar, ajudar, defender, orientar…

 

Estas duas associações em concreto APAISMAFRA e APEEESJS têm Página Web e/ou Facebook onde podem acompanhar as atividades. Podem também solicitar para as mesmas, ou para qualquer outra Associação de Pais e Encarregados de Educação, que incluam o vosso email e convocatórias e/ou comunicações futuras a realizar. E assim serão sempre alertados com antecedência e não deixarão passar a oportunidade de estar presentes, de participar, de se fazer ouvir a vós e aos vossos, e mais que tudo de colaborar na construção de um universo escolar melhor, mais inclusivo e mais aberto ao exterior, beneficiando assim o seu interior.

 

O sistema escolar envolve ESCOLA, PROFESSORES, PAIS, ALUNOS E COMUNIDADE LOCAL. E, neste momento, não me parece que esteja de todo equilibrado. Quer para o bem, quer para o mal!

Termino o este meu testemunho tal qual como comecei:

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.” Clarice Lispector